Brócolis pode estimular a regeneração cerebral

créditos: essential nutrition

Durante décadas acreditou-se que a regeneração do cérebro não fosse possível. Mas um acúmulo de pesquisas revela agora que alimentos comuns, como o brócolis, contêm compostos capazes de estimular o reparo e a renovação do tecido nervoso.

O consumo de alimentos contendo sulforafano pode ter valor terapêutico em distúrbios degenerativos cerebrais. Embora todos os vegetais crucíferos contenham quantidades significativas de sulforafano, os brotos de brócolis possuem concentrações muito mais elevadas do que a planta madura.

Desde que Santiago Ramón y Cajal, o pai da neurociência, declarou que “nada pode ser regenerado” no cérebro adulto, a ideia de que você pudesse reparar ou regenerar o tecido cerebral danificado foi calada. Mas evidências convincentes para a possibilidade dessa regeneração começaram a surgir nos anos 60 com um relatório do cientista do MIT, Joseph Altman, de que o hipocampo de ratos e porquinhos-da-índia adultos bem como o córtex de gatos sofreram um processo denominado de neurogênese, ou seja, o crescimento e o desenvolvimento do tecido nervoso.

continue lendo…

Pular para a barra de ferramentas