Cachaça: A bebida do Brasil completa 500 anos

Créditos: RSIM

A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira e está completando 500 anos. A data motiva comemoração. A bebida mais popular do país sofreu discriminações e tem uma história de resistência. Assim como a tequila é a bebida nacional do México, o rum é a bebida dos cubanos e o whisky dos escoceses, a cachaça é a bebida “verde e amarela” e faz parte da construção da identidade brasileira.
A cachaça e o Brasil começaram juntos. Teria sido produzida inicialmente por colonos portugueses em um engenho na feitoria de Itamaracá, na Capitania de Pernambuco, a partir de 1516. A data é improvável. Há quem sustente que seria em um outro engenho, na Capitania de São Vicente (São Paulo). O certo é que a cachaça atravessou os séculos e tornou-se patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro e tem status de símbolo da gastronomia nacional.

Primeiro gole
A cachaça é assunto que vem estimulando estudos e pesquisas científicas, por sua importância histórica e antropológica. Uma das teses aponta que foram escravos de engenho os primeiros a provar (e aprovar) o que viria a ser a nossa cachaça. veja mais…

Pular para a barra de ferramentas