Assistir a programas de natureza na TV pode deixar você mais feliz

Uma pesquisa feita pela Universidade Berkeley com a BBC britânica revela que ver cenas de natureza provoca emoções positivas, como satisfação e alegria, e reduz sentimentos de estresse e medo

 

Dragão de Komodo numa das cenas do Planet Earth II (Foto: Divulgação BBC)

Natureza faz bem. Que a natureza é essencial ao seres humanos, nós já sabíamos. Que doses de contato com a natureza são essenciais para o bom desenvolvimento infantil, é um conhecimento crescente. Agora, um novo estudo revela que a natureza é boa até à distância. Uma pesquisa feita pelo psicólogo Dacher Keltner, da Universidade Berkeley, na Califórnia, em parceria com a rede de TV britânica BBC, revela os impactos emocionais positivos de ver séries sobre natureza.

Segundo os pesquisadores, o público submetido a esse tipo de programa mostrou aumentos significativos de emoções positivas, como deslumbramento, felicidade, alegria e satisfação. Os pesquisadores também observaram redução nas emoções, como nervosismo, ansiedade, medo, estresse e cansaço.

Os pesquisadores avaliaram as respostas de 7.500 espectadores de Reino Unido, Estados Unidos, Cingapura, Índia, África do Sul e Austrália. Para melhor avaliar as emoções, os pesquisadores filmaram as pessoas enquanto assistiam a vários tipos de programa. Suas reações foram avaliadas segundo as mudanças nas expressões faciais. Os espectadores também realizaram testes psicológicos antes e depois das sessões de TV. E responderam a questionários sobre suas emoções. O grupo que assistiu a programas de natureza foi comparado com outro grupo de voluntários que não viu esse tipo de série e não mostrou aumento nas emoções positivas. Entre os espectadores, os mais jovens, de 16 a 24 anos, tiveram uma resposta maior e mais positiva à dose de natureza.

O estudo foi encomendado pela BBC para o lançamento da série Planet Earth II, narrada por David Attenborough. Os programas serão exibidos no Brasil pela TV Globo ainda neste ano.

Rinoceronte em um dos programas ainda inéditos da série Planet Earth II (Foto: Divulgação BBC)

Fonte: epoca

Pular para a barra de ferramentas